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São Paulo, 02 de Dezembro de 2024
Evento celebra uma década da Japas Cervejaria no Pavilhão Japonês, em São Paulo
Durante a ocasião, foi lançada a Kanpai, uma cerveja comemorativa de 10 anos
com a delicadeza das uvas, resultando em um perfil refrescante que lembra champanhe, com uma cor dourada e notas frutadas.
Os expositores do evento são: Leal Lanchonete, Oyako Tsukemono, NaNaYa, Ooey Cookie e Moti Confeitaria, entre outros.
"A ideia da festa surgiu para celebrarmos essa jornada com quem sempre esteve ao nosso lado. Teremos a honra de colaborar com marcas que admiramos, tanto nas cervejas quanto na gastronomia do evento, criando experiências únicas que refletem a essência da Japas e nossa paixão por conectar pessoas e sabores. E escolhemos o Pavilhão Japonês porque ele representa bem a ligação entre Brasil e Japão, que faz parte da essência da nossa marca", afirmam as sócias Fernanda Ueno, Maíra Kimura e Yumi Shimada.
Sobre a marca
A Japas Cervejaria nasceu em 2014, fruto de conversas informais em bares, festivais e encontros cervejeiros entre Fernanda Ueno, Maíra Kimura e Yumi Shimada. A parceria surgiu ao perceberem que compartilhavam características em comum: além de serem algumas das poucas mulheres no ramo, também eram raras descendentes de japoneses nesse nicho.
Elas decidiram se unir para, além de explorar e valorizar suas raízes, mostrar que mulheres têm um lugar de destaque em ambientes tradicionalmente masculinos, reforçando que cerveja não tem gênero.
Cada uma das criações nasce de uma jornada em busca da ancestralidade.
Inspiradas por essa fusão rica em aromas, sabores e cultura, elas têm como objetivo celebrar a união entre Brasil e Japão de forma contemporânea, sem recorrer a clichês ou conceitos pré-concebidos.
O nome da marca, Japas, é um termo muito usado no Brasil para se referir aos descendentes de japoneses. E isso às vezes acontece mesmo sem pedirem a devida permissão. É por isso que resolvem ressignificar e se apropriaram desse adjetivo. Afinal, se o lugar de fala é delas, a palavra também deve ser, não é? Então, que ela seja usada com orgulho e para representar quem elas são: Nipo-brasileiras.
Desde 2018, realizam anualmente a feira KURAFUTO (que tem origem no inglês "Craft"), com a participação de uma ampla gama de trabalhos desenvolvidos por nipo-descendentes. São criadores que, assim como a Japas Cervejaria, encontram inspiração na rica herança cultural deixada por nossos ancestrais para conceber seus próprios produtos artesanais de forma inovadora.
Algumas das cervejas da marca que foram servidas em chope na festa: MATSURIKA (310ML) Bohemian Pilsener | 5% alc. :: HANAMI (310ML) Sour Ale | 4% alc.:: OISHII (310ML) Witbier | 4.7% alc. :: ONIGIRI (SEM GLUTEN-310ML) Pilsen sem glúten | 4,2% alc :: NEKO IPA (310ML) American IPA | 5,7% alc. :: WASABIRU (310ML) American Pale Ale | 5,5% alc :: MA
(473ML) West Coast Pilsner | 4,8% alc. :: OKAME (473ML) Wheatwine | 10% alc. :: KANPAI (473ML) Grape Ale | 8% alc.
Sobre as fundadoras
Fernanda Ueno, Co-fundadora, sócia, cervejeira e diretora de inovações e qualidade | Mestre cervejeiro (UC Davis, IBD), Engenheira de alimentos (UFSC), Beer Sommelière (ABS). Ex-cervejeira chefe na Cervejaria Colorado e atuou como cervejeira de inovação, gerente de projeto e gerente de cervejaria e qualidade para cervejarias artesanais da AB Inbev, como Bogotá Beer Company, Birra del Borgo, La Virgen e Brouwerij Bosteels e Camden Town Brewery, agente de qualidade para produtos além da cerveja (seltzers e coquetéis) e auditora de qualidade interna e externa.
Maíra Kimura, Co-fundadora, sócia/brewmaster e diretora de relacionamentos & novos negócios | Mestre Cervejeira (Brewlab, IBD e SENAI), Sommelière de Cervejas (Doemens), Publicitária (UFRJ), Especialista em Marketing e Administração (FGV e PUC-RS). Desenvolveu e vendeu ao mercado a primeira cervejaria cigana do Brasil, uma distribuidora de cervejas e um bar.
Yumi Shimada, Co-fundadora, sócia e diretora criativa | Designer digital (Universidade Anhembi Morumbi), Beer Sommelière (ABS), artista visual e diretora de arte freelance. Experiência em criação para o mercado de cervejas artesanais e, claro, para a própria Japas Cervejaria. Como publicitária, trabalhou para marcas como Adidas, AB Inbev, Netflix, Tanqueray, Bank of America, Asics, Unilever, Coca-Cola e Nestlé.
Erico Marmiroli / Marmiroli comunicação
Confira as fotos do evento
A marca Japas Cervejaria comemora 10 anos num evento que aconteceu nos dias 30 de novembro de 2024 (sábado) e 01 de dezembro de 2024 (domingo), no Pavilhão Japonês, dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
A comemoração foi focada na experiência da cerveja e da gastronomia asiática e brasileira. O evento teve o patrocínio da Sakura Alimentos e apoio do Pavilhão Japonês, Sato Cinema, Mobiliário Kouda e Gin Geest Destilaria.
Estiveram disponíveis 15 rótulos diferentes em chope, incluindo cervejas de linha, sazonais e diversas colaborativas criadas especialmente para a ocasião, entre elas parcerias com Stillwater, Weldwerks, Koala, Dude Brewing, Dádiva + Duas Irmãs e Gard. Também foram oferecidas opções não alcoólicas, como refrigerantes, sodas artesanais e água, além de uma seleção de vinhos e saquês.
Foi a primeira vez que o público pôde provar a Kanpai, uma cerveja especial criada para o 10º aniversário da Japas Cervejaria. Fermentada com uvas brancas, ela combina a complexidade do malte