São Paulo fará parte do Festival Internacional do Tambaqui em 2024
O 4º Festival Internacional do Tambaqui , organizado pelo Governo do Estado de Rondônia, Acripar - Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia e pelo Sebrae, foi realizado, neste mês, em 14 municípios rondonienses e alcança o público internacional nesta quinta-feira (26), com evento especial de degustação em Miami, nos Estados Unidos. A cada edição o festival amplia a ação para outras regiões, com o objetivo de promover o consumo do peixe Tambaqui.
Em São Paulo o festival foi apresentado na segunda-feira (23), na sede da Abrasel São Paulo - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, para os empresários de bares e restaurantes, distribuidores e jornalistas especializados em gastronomia. O tambaqui foi ingrediente principal de um menu especial, com aplicações diversificadas demonstrando a versatilidade do peixe . O cardápio foi elaborado pelo restaurante Da Selva e pelo Chef Sushiman Regis Sassaki, que criou pratos inspirado na gastronomia japonesa.
Marcaram presença no evento, autoridades como o Governador do Estado de Rondônia - Coronel Marcos Rocha, vice-governador - Sérgio Gonçalves, presidente da Acripar e piscicultor - Edson Sapiras, presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) - Francisco Hidalgo Farina, representantes do Sebrae e demais produtores de Tambaqui do Estado de Rondônia.
‘’A expectativa do Governo de Rondônia é que o festival converta-se em bons negócios para a piscicultura rondoniense, para que assim, o Tambaqui esteja presente cada vez mais na mesa dos brasileiros, melhorando a economia e qualidade de vida da nossa população’’, comentou Marcos Rocha - governador de Rondônia.
Agenda
Em 2024 a capital paulista entra na programação do Festival Internacional do Tambaqui, com várias atrações e roteiro de bares e restaurantes que vão oferecer pratos à base de tambaqui.
Dados
Rondônia é o terceiro maior produtor de peixes de cultivo do Brasil e o maior produtor de peixes nativos, sendo o Tambaqui a espécie mais produzida com cerca de 57 mil toneladas produzidas em 2022 (fonte Anuário Peixe BR 2023). O Tambaqui de Rondônia é produzido em tanques de cultivo, com manejo adequado, alimentação à base de ração, controles de qualidade de água, cumprindo todas os processos de sustentabilidade ambiental. Abrange cerca de 17 mil hectares de espelho d’água e conta com mais de 4 mil produtores cadastrados. Rondônia recebeu, este ano, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – Inpi o reconhecimento da Indicação Geográfica – IG, na categoria “Indicação de Procedência”, para a produção de Tambaqui.
Roberta Coelho / Comunicação ABRASEL