top of page
eventos lide
almoço debate

"Em cinco anos, temos de dobrar a participação da mineração no PIB",

afirma ministro Adolfo Sachsida

Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, participou de Almoço-Debate LIDE, realizado em São Paulo.

Evento pautou "O futuro do setor de energia e de recursos minerais no Brasil".

Almoço Debate - 14-09-2022 (46).jpg

Ministro Adolfo Sachsida durante o debate

"Em 5 anos temos que dobrar a participação da mineração no PIB. Não existe transição energética sem mineração", afirmou o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, durante o Almoço-Debate LIDE, realizado nesta quarta-feira (14), em São Paulo. Evento reuniu empresários para debater o futuro do setor no país.

Adolfo Sachsida afirmou que o Brasil tem potencial de mineração semelhante ao Canadá - considerado o país com uma das maiores indústrias mineradoras do mundo. Por isso, a equipe da Pasta, em Brasília, traçou a meta para que em meia década o segmento amplie a fatia na economia - atualmente, representa menos de 2% no PIB.

O ministro também defendeu a segurança jurídica no setor de energia como maneira de impulsionar o setor. "Nós temos energia limpa, segura e barata. O Brasil tem energia barata, mas a conta é cara. É preciso realizar um trabalho para atualizar a legislação de modo a consolidar novos marcos legais, na expectativa do setor produtivo e do Estado", disse. 

"Para que todos os contratos sejam cumpridos, é necessário mudar a estrutura do leilão para que reflita o preço. Vamos trabalhar para energia limpa, segura e de baixo custo. Com isso, tenho certeza que nosso país vai crescer muito nos próximos anos", afirmou Adolfo Sachsida ao defender o equilíbrio da matriz energética.

Sachsida também ponderou sobre a estrutura de subsídios oferecida pelo governo de modo a contribuir para a cadeia produtiva. "Será que está certo? Não é melhor deixar pro mercado escolher a melhor tecnologia e levar melhor preço para à população? Afinal, é preciso entender o compromisso de que o consumidor sempre vem em primeiro lugar".

O Almoço-Debate LIDE ocorreu no Hotel Renaissance, na capital paulista. Participaram do eventro o chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan, o presidente do LIDE, João Doria Neto, o curador do LIDE, José Carlos Marques, que também foi mediador, e a presidente do Grupo Doria, Celia Pompeia.

 

Comunicação LIDE

bottom of page