review
automóvel
Audi A5 Sportback Ambition Plus
Testamos a nova geração do Audi A5 Sportback, a versão top, Ambition Plus. Sem dúvida, a melhor opção de compra da categoria.
Avaliação SP24h
Desempenho
Design
Conforto
Segurança
Dirigibilidade
Consumo
Motor
Câmbio
Tecnologia
Porta Malas
Multimídia
Acabamento
Acessórios
Concebido como um Gran turismo, este coupé de quatro portas ganhou linhas mais fluidas, novas entradas de ar e grade frontal mais larga, deu ao modelo uma aparência não apenas sofisticada e até mesmo esportiva, mas também incrivelmente dinâmica e imponente. O novo modelo ficou 11 mm mais estreito e 5 mm mais baixo, crescendo só no comprimento em 21 mm, graças à nova plataforma, ainda assim o espaço interno aumentou 24 mm para os joelhos de quem vai sentado atrás. Além disso, ele ficou até 85 kg mais leve que o anterior, deu adeus ao câmbio Multitronic (CVT) e traz a nova geração de motores 2.0 TFSI da marca.
A5 Sportback é importado em quatro versões: Attraction, Ambiente, Ambition e Ambition Plus, com duas variações do motor 2.0 TSFI (190 cv nas duas primeiras versões e 252 cv nas outras duas) e opções de tração dianteira ou integral (quattro) a partir da versão Ambition.
A tração quattro distribui a força motriz de forma variável entre os eixos traseiro e dianteiro, deixando muito mais esportivo, ágil e seguro em qualquer tipo de terreno.
O A5 Sportback tem 4 modos de condução (Efficiency, Comfort, Dynamic e Normal), além de um configurável. Nesta versão que testamos, estamos falando do motor 2.0 turbo com 252 cv e 37,7 kgfm de torque e a tração integral quattro, um clássico da marca. Na Dynamic, ele assume uma identidade bem divertida. A suspensão desta geração substituiu a traseira com sistema trapeizoidal pela de cinco braços, como na dianteira, e dá mais estabilidade ao coupé de 4 portas.
As versões Attraction e Ambiente estão equipadas com um motor 2.0 Turbo FSI de 190 cv, que leva o veículo de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. Nas versões Ambition e Ambition Plus, o motor 2.0 gera incríveis 252 cv e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos. Todas as versões contam com a tecnologia FSI, que injeta o combustível em doses precisas na câmara de combustão, o que contribui para diminuir o consumo e a emissão de poluentes. O câmbio é o S-Tronic, de dupla embreagem, 7 marchas e banhado a óleo.
O novo A5 surpreende na tecnologia semi-autônoma que conta com recursos eletrônicos que auxiliam a condução e aumentam o conforto e a segurança. O Traffic Jam Assist, ou assistente de congestionamentos, o ACC, atua com radares, câmeras e sensores e mantém, de modo autônomo, o carro em movimento em situações de trânsito congestionado. Até a velocidade de 65 km/h, o sistema aumenta ou diminui a velocidade acompanhando os carros à frente na mesma faixa de rodagem, excelente para um trânsito de uma cidade grande como São Paulo.
O sistema Pre Sense, que monitora o trânsito traseiro, aciona as luzes de alerta e prepara o veículo para o risco de colisão iminente aumentando a proteção dos ocupantes. Tem ainda o controlador eletrônico adaptativo de velocidade, sistema de manutenção de faixa, monitor de ponto cego para aproximação lateral, alerta de tráfego cruzado na traseira, em manobras de estacionamento.
Já na estrada, o assistente de piloto automático adaptativo e o assistente de faixas, é quase um motorista auxiliar que te ajuda na condução do automóvel entre as faixas bem sinalizadas, seguindo o caminho sozinho até a velocidade 250 km/h. E se por ventura o volante for esquecido por alguns segundos, um aviso sonoro e visual no painel te alertará para voltar a manter as mãos no volante.
O Virtual Cockpit, painel digital que mostra mapas e outras informações diretamente atrás do volante, e o Smartphone Interface, para você conectar seu smartphone ao sistema multimídia do carro, são referências em tecnologia de ponta. Ambos são itens de série nas versões Ambiente, Ambition e Ambition Plus. O teto solar elétrico panorâmico, que confere ainda mais sofisticação ao Audi A5 Sportback.
Galeria de fotos
Ficha Técnica Audi A5 Sportback Ambition Plus
MOTOR: Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.984 cm3, duplo comando variável, injeção direta e indireta, turbo, gasolina;
POTÊNCIA/TORQUE: 252 cv de 5.000 a 6.000 rpm; Torque: 37,7 kgfm de 1.600 a 4.500 rpm;
TRANSMISSÃO: Câmbio automatizado de dupla embreagem (S-Tronic) de 7 marchas, tração integral (Quattro);
SUSPENSÃO: Independente com cinco braços na dianteira e traseira;
DIREÇÃO: Elétrica
RODAS E PNEUS: Alumínio aro 18" com pneus 245/40 R18;
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e traseira;
PESO: 1.555 kg;
DIMENSÕES: Comprimento 4.733 mm, largura 1.843 mm, altura 1.386 mm, entre eixos 2.824 mm;
CAPACIDADES: Tanque 58 litros, porta-malas 480 litros;
CONSUMO: Urbano: 8,5 Km/l, Rodoviário: 13 km/l, Autonomia máxima: 734 Km;
PREÇO: R$ 268.990 (+ opcionais).