top of page
antropologia

Um dia a conta chega

Nunca devemos nos esquecer de que, mais cedo ou mais tarde, tudo aquilo que fizermos ou mesmo falarmos, terá alguma consequência.

Muitas vezes, fazemos ou falamos coisas acreditando que, apesar da gravidade do que fizemos ou falamos, as consequências não virão ou se vierem serão mínimas e facilmente contornáveis. 

A História está repleta de exemplos de pessoas poderosas que acabaram perdendo tudo ou quase tudo e que acreditavam que seu poder ou riqueza seriam intocáveis para sempre.

Quantos empresários se achavam imbatíveis em seus setores.... Quantos executivos se achavam eternos em seus cargos.... Quantas autoridades se achavam eternamente poderosas.... Quantos políticos achavam que seriam eternamente favorecidos por seus eleitores e seus povos....

É preciso acreditar que um dia a conta sempre chegará. É preciso entender que as coisas que fazemos sempre terão consequências e, muitas vezes, terão duras consequências que jamais esperávamos.

E a História também nos mostra que os fatores que trouxeram essas duras consequência foram quase sempre imprevisíveis, impossíveis de prever.

E esses fatores podem incluir mudanças de comportamento inesperadas das pessoas; novas tecnologias disruptivas; eventos ou catástrofes naturais ou sociais; novas lideranças que surgem sem nenhuma previsão e muitos outros fatores, todos, como já dissemos, quase sempre impossíveis de serem previstos.

Assim, ainda com base nas lições da História, a mestra da vida, temos que sempre nos lembrar da virtude da Humildade, que tem sua origem em húmus, terra, e assim nunca tirarmos os pés da nossa realidade concreta, de nosso chão, das virtudes da honestidade, da lealdade, do respeito, da solidariedade, e do total respeito a todas as pessoas, independentemente de suas preferências e opiniões, mesmo que com elas não concordemos.

Pense nisso. Sucesso! 

  

PENSE NISSO:

· Os ditados populares sempre nos ensinaram que:

· “Um dia a conta chega”;

· “A fila anda...”;

· “Cuidado para não pensar que tens um rei na barriga”;

· “Quem com ferro fere, com ferro será ferido.”

São Paulo 24 horas - Para quem vive São Paulo intensamente! - Todos os direitos reservados ®
bottom of page