top of page
eventos
carnaval 2023
sp

Mocidade Alegre conquista o título de campeã com a história de Yasuke 

A escola conquista o título após 9 anos com o enredo do primeiro samurai negro da história

A escola Mocidade Alegre conquistou o seu 11º título paulistano com seu enredo sobre Yasuke, de origem africana, provavelmente de Moçambique, Yasuke, tornou-se o primeiro samurai negro da história do Japão. Naquele século XVI, os japoneses nunca haviam visto uma pessoa negra. Com 1,90 de altura e forte, ele chamou a atenção do nobre Oda Nobunaga que, logo depois, promoveu Yasuke ao posto de samurai. 

Com este enredo, a ideia da Mocidade Alegre, sob o olhar atento do carnavalesco Jorge Silveira, foi de utilizar todo o potencial do sangue guerreiro de seus valentes foliões para mostrar que, bem como um dia fez Yasuke, cada jovem preto pode ser o que ele quiser. Mesmo que os opressores, o preconceito e a discriminação digam o contrário.

Seguidos da Mancha Verde, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real, nesta ordem, e campeã desfilou por último no sábado das campeãs exibindo o troféu da vitória no carro abre alas. Desfilaram também a primeira e segunda colocada do Grupo de Acesso I, Vai Vai e Camisa Verde e Branco e também a campeã e vice do Grupo de Acesso II, Torcida Jovem e Dom Bosco de Itaquera. Foram rebaixadas do grupo especial, as escolas Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio.

O Carnaval Paulista retornando ao calendário oficial

Pouco mais de dois anos represados sem a maior festa popular do mundo, o Carnaval voltou com tudo

Em 2022 o carnaval "fora de época" foi realizado em Abril ainda com alguns protocolos contra a Covid 19. Agora em 2023, com o retorno ao calendário oficial, todos os ingressos foram vendidos e com as arquibancadas lotadas, o sambódromo do Anhembi na zona norte de São Paulo foi novamente o palco de todas as atenções para a maior festa popular do mundo.

 

Os sambas enredos das escolas de samba deram recados contra o racismo, preconceito e intolerância religiosa. Referências sobre religião foram feitas pela Tom Maior, que homenageou mães pretas e também tinha uma imagem de nossa senhora em um dos carros da escola, a Gaviões teve a intolerância religiosa como tema de seu enredo, a Rosas de Ouro fez um forte desfile crítico contra racismo e desigualdade negra, logo no início, a coreografia mostrava negros tentando se equilibrar em um navio negreiro que funcionava como uma gangorra.

A escola trouxe no enredo um pedido p

 

Outras referências sobre religião foram feitas pela Tom Maior, que homenageou mães pretas e também tinha uma imagem de nossa senhora em um dos carros da escola, e a Gaviões que teve a intolerância religiosa como tema de seu enredo.

Antes delas, a Rosas de Ouro fez um forte desfile crítico contra racismo e desigualdade negra. Logo no início, a coreografia mostrava negros tentando se equilibrar em um navio negreiro que funcionava como uma gangorra. A escola trouxe no enredo um pedido pelo enfrentamento ao racismo. "A Brasilândia vem mostrar no seu Carnaval um mundo novo de igualdade racial", diziam os versos do samba.

O último carro da escola exibia fotos de personalidades negras, como Machado de Assis, Carolina de Jesus, Pelé, Glória Maria e Marielle Franco, além de Gilberto Gil e Emicida, entre outras. À frente do carro havia um cartaz com a frase "vocês existem e são valiosos para nós", dita pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, em seu discurso de posse, a frase faz referência a trabalhadores e minorias como as populações negra, LGBTQIA+ e indígena, entre grupos que sofrem violência e preconceito.

A alegria entre os componentes das escolas de samba contagiavam os foliões e amantes do carnaval que festejaram a vida, nas arquibancadas, camarotes e frisas do sambódromo do Anhembi. Confira todas as fotos na sequencia.

Passarela do Samba

Bastidores

Vista privilegiada, shows exclusivos, open bar e food e muita gente bonita

Os olhos não ficam só voltados pra avenida do samba

Muitos camarotes privados e até mesmo públicos, dão um ar de exclusividade para alguns foliões que não curtem somente samba. Diversos shows de pagode, funk, pop e música eletrônica também fazem parte do repertório musical dos camarotes do carnaval paulista.

Ar condicionado, lounge vip, ambientes "instagramáveis", massagem relaxante e muita comida e bebida, são requisitos para um bom camarote. Tudo isso atrai muita gente bonita e animada e reúne os amigos que estão se reencontrando após meses de confinamento. Do receptivo até pertinho da passarela do samba, o atendimento é sempre VIP. Confira as fotos dos melhores camarotes de São Paulo.

Camarotes 23 SP

Camarote Bar Brahma

Camarote 011

Camarote Confraria

Camarote Milênio

Camarote Avenida

Camarote Aquarela

Camarote da Cidade

011 logo.png
PublicidadeBannerSP2.jpg
Banner -Água de Coco.jpg
bottom of page