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antropologia

Duas megatendências para os próximos anos

A cada ano, o Web Summit consolida sua posição como o principal evento de inovação do mundo. A escala global do evento, a amplitude de temas e o encontro de culturas fazem com que essa seja uma oportunidade imensa de networking, aquisição de conhecimento, identificação de tendências e transformação de negócios.

Os números mostram a dimensão da edição de 2022, realizada em Lisboa de 02 a 04 de novembro, mas nem assim refletem a grandeza das interações e a riqueza de conteúdo que o Web Summit traz:

· 71.033 participantes de 160 países;

· 202.386 metros quadrados é a área ocupada pelo evento no Parque das Nações, em Lisboa;

· 2.296 startups de 94 países se apresentaram nos três dias de evento. Dessas, mais de 70 são brasileiras;

· Quase 400 startups que se apresentaram foram fundadas por mulheres;

· 8.478 metros quadrados foi a área dedicada à exposição das startups, um aumento de 57% em relação a 2021;

· Em 17 palcos e 26 trilhas de conteúdo, se apresentaram 1.050 palestrantes, dos quais 34% são mulheres;

· 1.081 investidores de 60 países buscaram oportunidades de negócios no evento;

· Os investidores que estiveram no Web Summit representam 30% de todos os aportes globais em startups em 2022, segundo o PitchBook;

· O Brasil foi a 3ª maior delegação no evento, atrás apenas do Reino Unido e Alemanha.

O programa OasisLab / Web Summit 2022 nasceu com a premissa de identificar megatendências de negócios e como elas se aplicam a diferentes segmentos. Mais do que levantar tecnologias inovadoras que podem ou não “vingar” no futuro, o objetivo é colocar os participantes em contato com ambientes, tendências, cenários e tecnologias com potencial transformador.

A Web Summit 2022, chegou a 5 megatendências que moldarão o comportamento das sociedades, das empresas e das pessoas nos próximos anos,

As cinco megatendências:

1. Geração Z: os donos da narrativa;

2.  Vida Digital;

3.  IA, algoritmos, bots;

4.  Criptomoedas;

5.  Sustentabilidade reinventada.

 

Neste breve artigo quero chamar a atenção para a primeira e para a última megatendência: o protagonismo da Geração Z e a sustentabilidade reinventada.

“A Geração Z, que nasceu aproximadamente entre 1995 e 2010, é a primeira geração nativa digital. De forma geral, dominam as tecnologias e têm urgência e multiplicidade nas suas relações com pessoas, marcas, produtos e serviços. Costumam viver em um universo que, ao mesmo tempo em que é individual e personalizado, também é coletivo e colaborativo – intermediado pelo smartphone. Essa geração corresponde a 2,6 bilhões de pessoas, que têm cerca de 30% do poder global de consumo. A expectativa é que, no final desta década, já respondam por metade do poder aquisitivo e sejam a grande força impulsionadora das estratégias de negócios das empresas. Em 2030, a Geração X será cinquentona e sua sucessora, a Y, estará chegando aos 40. Será, então, a hora e a vez da Geração Z comandar o mundo.”

Você e sua empresa estão se preparando para essa megatendência? Como é o seu relacionamento com a Geração Z?

 Agora quero comentar com você, leitor, a quinta megatendência que é:  A SUSTENTABILIDADE REINVENTADA.

“Para nossa presença no planeta, não existe ‘plano B’: se o ritmo de devastação continuar, a Terra sobreviverá, mas o ser humano terá tempos muito difíceis. A urgência desse tema se impõe em processos produtivos, na recuperação do meio ambiente e, especialmente, em repensar o consumo.

Dos ‘3R’ - Reduza, Reuse e Recicle -o reuso tem um papel fundamental. Ao entendermos que o ‘descarte’ de produtos não funciona do ponto de vista planetário, fica claro que é preciso estimular a reutilização dos bens – o que gera novas oportunidades no mercado ‘second hand’, que terá um enorme crescimento nos próximos anos.

Mais do que consumo, a sustentabilidade passa a ser um valor incorporado ao mindset da sociedade – e, por isso, impulsiona comportamentos, decisões e motivações.”

Assim, temos realmente que mudar nosso modo de pensar e agir em relação ao meio-ambiente incorporando em nossas empresas e organizações o conceito e a prática da economia circular e empreender ações concretas dentro dos 3R — Reduza, Reuse e Recicle — e dar mais ênfase ao reuso do que temos dado.

Assim, desde a reutilização de embalagens até o retrofit de máquinas e equipamentos, essa tendência exigirá de todos nós ações conjuntas em que toda a empresa deve ser envolvida.

Estamos preparados para essa mudança? Acreditamos na importância de reduzir, reutilização e reciclar? Fazemos o reuso de tudo o que podemos fazer?

Novos tempos. Novos desafios.

Pense nisso. Sucesso!

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