top of page
antropologia

Fazer a coisa certa: vale a pena?

“Empresariar não é querer encontrar a coisa certa para fazer e sim fazer certo a próxima coisa.” Peter Drucker

Peter Drucker, é o pai da administração moderna. Pense bem no que ele disse: administrar uma empresa não é querem encontrar a coisa certa para fazer, mas sim fazer certo tudo aquilo que devemos fazer.

O que ele quis dizer é que para ter sucesso é preciso ser ético, fazer as coisas certas, não se deixar enganar pelo ganho a curto prazo e compreender que o sucesso só ocorre para aqueles que sabem ganhar no longo prazo e para ganhar no longo prazo é preciso ser ético, honesto, respeitado em todos os sentidos.

Ainda fico impressionado ao ver empresários e profissionais que desejam vencer pelo caminho fácil da desonestidade, da trapaça, do enganar clientes, do desrespeitar fornecedores, do ganho fácil pela sonegação. Não entendem que esse caminho pode levar a um ilusório sucesso temporário, mas jamais trará o sucesso duradouro, permanente. Sem credibilidade, essas empresas e profissionais ficam debilitados frente à primeira adversidade e sucumbem. É preciso compreender isso. É preciso acreditar nisso.

O caminho da retidão, da honestidade, da ética, do fazer certo é mais íngreme, porém mais seguro e só ele nos levará ao verdadeiro sucesso que só ocorrerá se construirmos uma forte credibilidade no mercado.

Escrevo isso porque tenho assistido empresas com aparente sucesso que repentinamente entram em profunda dificuldade e quando estudamos a razão de tal fracasso encontramos o fato de elas terem percorrido esse pretenso sucesso por caminhos tortuosos, ilusórios, falsos, cheios de desonestidade e ações de moral e ética duvidosos. Quando esses empresários e profissionais tomam plena consciência dos erros que cometeram é tarde demais. Sua credibilidade não existe mais e são abandonados à própria sorte.

Assim, vale a pena lembrar do conselho de Peter Drucker: Faça sempre certo. Não transija com a ética e com a moral. Não acredite nas coisas muito fáceis. Respeite profundamente as pessoas para que possa ser respeitado. Não se iluda com facilidades e trilhe o caminho seguro da ética e da honestidade.

Muitos me dizem que isso tudo é ilusão e que é impossível no mundo concreto em que vivemos, cheio de corrupção e malfeitos. Minha resposta é sempre a mesma: quem disse que é fácil? Quem disse que o caminho da ética e da honestidade é o mais largo e prazeroso? Quem disse que para ser ético e honesto você não terá que lutar muito, muitas vezes deixar de fazer “bons negócios” e ficar fora de oportunidades muito atraentes no curto prazo? Quem falou que é fácil, mentiu!

Apenas peço que você, empresário, empreendedor, profissional, pense no que realmente quer para sua empresa e para sua vida no longo prazo. Qual legado você quer deixar? O que realmente vale a pena? E depois de pensar seriamente decida e faça.

O que quero que você acredite é que nos meus muitos anos de consultoria, me cansei de ver empresários e profissionais “espertos” que depois de verem seus negócios e sua reputação na lama, me disseram sentir um arrependimento e culpa que os consome dia e noite, vivem de remédios tarja preta e que dariam tudo para voltar no tempo e fazer a coisa certa.

 

Pense nisso. Sucesso!

bottom of page