top of page
feiras
Festival do Japão

23º Festival do Japão reúne público apaixonado pela cultura japonesa

O maior festival de cultura japonesa está de volta! O 23º Festival do Japão foi realizado nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2022,

no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Novidades para 2022

Uma novidade para este ano foram as promoções, com desconto para entrada na sexta-feira (15/07); entrada após às 14 horas; passaporte (ingresso válido para os 3 dias do evento) e os combos família, para 3 e 5 adultos com valor promocional, recomendados para famílias e grupos de amigos.  Ainda houveram ingressos combos para famílias, que também são vantajosos, pela sua economia e praticidade.  Lembrando que o Festival do Japão oferece entrada gratuita para crianças até 08 anos, mulheres acima de 60 anos e homens acima de 65 anos, e meia entrada para estudantes, professores da rede pública e homens entre 60 e 65 anos, com acesso permitido somente com apresentação de documento de comprovação original.

Pensando o futuro

Em 2022, a Comissão Organizadora do evento propuseram um modelo inovador, que uniu o Festival do Japão tradicional ao virtual, no espaço #FJTAON. Esta foi uma área dedicada aos jovens, aos games, com muita interação e interatividade, propondo uma imersão na cultura japonesa e na cultura digital, com o objetivo de estabelecer uma interação direta entre o #FJTAON e o AKIBASPACE, principais atrações do Festival do Japão para o público jovem. Além disso, o espaço promoveu desafios interativos e diversas atividades ligadas ao tema da sustentabilidade, envolvendo e atraindo o público para refletir sobre questões como meio-ambiente, reciclagem, propósito social, upcycling e mobilidade.

Patrocínio e apoio

O Festival do Japão conta com o patrocínio master do Bradesco, apoio cultural da GL Events / São Paulo Expo e Fundação Kunito Miyasaka, e patrocínio do Hospital Japonês Santa Cruz, Hospital Nipo-Brasileiro, Honda Automóveis do Brasil, Nissan Automóveis do Brasil, Hirota Food Supermercados, Comgas, Sakura Nakaya Alimentos, Yokogawa, NTT, Panasonic e Correios Celular, e conta com espaço para grandes comemorações, como os 50 anos do Hirota Food, e 55 anos da Panasonic (em sua primeira participação no evento, com uma cozinha show). Dentre os apoiadores, destaque para Yamaha do Brasil, Alfa Alimentos, Hinomoto, Hisamitsu do Brasil, Nachi, Sompo Seguros, Kikkoman, Sansuy e Tecfogões. O evento tem colaboração oficial do governo do Japão, através do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Jetro (Japan External Trade Organization), JICA (Japan International Cooperation Agency), Fundação Japão, MAFF (Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries), Ministério do Meio-Ambiente e Japan House São Paulo, além do apoio do Ministério da Cidadania, Prefeitura do município de São Paulo, São Paulo Turismo, CET, Polícia Militar, Secretaria da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulo e PROAC.

Erika Yamauti – Carol Ayako
Comunicação - Festival do Japão

Nesses três dias, seguindo todos os protocolos determinados pelas autoridades e contando com a orientação de um conselho formado por especialistas, o evento teve shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, ikebana, cerimônia do chá e atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos, com toda segurança, conforto e qualidade.

Organizado pela KENREN, a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, desde 1998, o Festival chega à sua 23ª edição, mantendo o objetivo de preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o Japão.

Neste ano, o tema do evento foi “Do Sonho à Realidade”, simbolizando a superação de todas as dificuldades e obstáculos, nestes dois anos de pandemia da Covid-19.

Gastronomia das províncias
A realização do Festival do Japão auxilia na manutenção das 47 associações de províncias (kenjinkais) e de 07 entidades beneficentes da comunidade nipo-brasileira. O evento não tem fins lucrativos, e é organizado por mais de 15.000 voluntários. Um dos principais destaques do Festival é a Praça de Gastronomia, com 44 estandes representando a culinária típica de cada região do Japão, com receitas familiares, muitas vezes desconhecidas até pelos restaurantes japoneses.

Banner -Água de Coco.jpg
bottom of page