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corporativo
HR First Class

São Paulo, Abril de 2023

17ª Edição do HR First Class traz como tema e discussão o Quiet Quitting

Um dos maiores eventos voltados para a área de RH do Brasil, debateu um dos desafios dos líderes com presenças

de executivos da Robert Half, Otis Elevadores, Magazine Luiza e Petz

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O HR First Class, um dos maiores eventos voltados para o setor de RH, chega a sua 17ª edição que se realizou no bairro de Moema, capital de São Paulo. O evento que tem o objetivo de reunir Heads de RH de todo país, tem abordado ao longo de suas edições, temas que são importantes para o segmento e proporcionado o compartilhamento de informações entre grandes empresas, já que traz palestrantes referências no mercado. O encontro aconteceu em 25 de abril e dessa vez, com tema: “Quiet Quitting: o desafio dos líderes para uma gestão individualizada que garanta engajamento na cultura organizacional”.

O tema abordado atingiu diretamente os profissionais de Recursos Humanos, e por isso, buscamos entender do que se trata, porque está sendo tão debatido nas redes sociais e se tornando cada vez mais frequente em ambientes corporativos. Em tradução livre, o quiet quitting significa demissão silenciosa, mas isso não significa que os colaboradores desejam ser demitidos. Apontado como uma nova tendência mundial que pode perdurar a médio e longo prazo, essa postura profissional pode ser entendida de forma positiva e negativa, se tornando um desafio para os líderes do presente e do futuro.

Quiet quitting nada mais é que a busca de um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, onde um funcionário toma a decisão de realizar apenas tarefas estritamente necessárias do que foi acordado em seu contrato de trabalho. Dessa maneira, ele evita sobrecarga e jornadas além do seu horário, por exemplo. Isso permite que as pessoas cumpram com suas obrigações profissionais, mas também tenham tempo para família e lazer. Alguns especialistas e executivos enxergam de maneira negativa esse movimento, pela diminuição de produtividade e perda de engajamento com a empresa.

Observando os cenários corporativos, pode-se dizer que o quiet quitting existe desde sempre, mas é inegável que ele ganhou muita força com a pandemia de Covid-19, já que devido a crise sanitária, diversas pessoas começaram a repensar as prioridades e rever valores. Esse comportamento também pode ser explicado com o aumento de pessoas sofrendo de ansiedade e depressão, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), esses transtornos mentais aumentaram 25% desde 2020.

O desafio das empresas é entender que esse comportamento reflete culturas e ambientes tóxicos e buscar melhorias e mudanças para engajar novamente esses profissionais. Na 22ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 52% dos executivos identificaram que seus trabalhadores estão aderindo ao quiet quitting. Uma gestão mais empática e transparente pode ser um bom caminho para superar essa barreira, sem invadir o espaço de vida pessoal dos colaboradores.

Para debater o tema, soluções e expor o desafio que os líderes enfrentam para realizar uma gestão individualizada que garanta o engajamento na cultura organizacional, o HR First Class recebeu Patrícia Pugas, Diretora Executiva de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza, que possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas e formação em Conselho de Administração pelo IBGC. Também palestrour Cristiane Fiorezzi, que é Diretora de Recursos Humanos da Otis para a América Latina. A executiva tem uma bagagem de aproximadamente 20 anos de experiência em gestão e desenvolvimento de pessoas por meio do engajamento de colaboradores e líderes. 

O evento ainda contou com a presença do Diretor Regional da Robert Half, Sociólogo com pós-graduação em Administração de Empresas, Lucas Nogueira e da Diretora Executiva de Recursos Humanos da Petz, Flávia Pontes, que possui mais de 20 anos de experiência em todos os Subsistemas de Recursos Humanos com grande foco em Desenvolvimento Organizacional e Talent Management.

Realizado pela Scaldelai Projetos de Crescimento, o evento contou com o patrocínio da Amil e da Safe Care, empresa especializada em gestão integrada e auditoria do benefício saúde.

Sobre HR First Class

É uma Plataforma de Relacionamento Qualificada e Decisiva de Líderes da área de Recursos Humanos. O evento HR First Class promove relações e conexões por meio de eventos que colocam em pauta assuntos relevantes para a área de Recursos Humanos, sempre com temáticas atuais e a participação de empresas e palestrantes de destaque. 

Sobre a Safe Care

Fundada em 2007, a Safe Care é uma empresa especializada em gestão integrada e auditoria do benefício saúde. Com sede na cidade de São Paulo, a empresa faz a gestão de mais de 138 mil vidas que gera uma receita de R$ 195 milhões em gestão de benefício saúde das empresas. A empresa possui uma equipe formada por mais de 50 especialistas para a gestão de saúde e investiu mais de R$ 2 milhões no desenvolvimento do Facility Safe, um software de gestão integrada de saúde que permite detectar falhas, cumprir metas para alcançar a redução de custos, garantir o bem-estar dos beneficiários, além de proporcionar ao RH a otimização de todos os seus processos. 

Sobre a Amil

Ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável. Essa é a missão da Amil. A empresa oferece uma ampla variedade de planos de assistência médico-hospitalar e odontológica que proporcionam aos seus cerca de 5,4 milhões de beneficiários acesso a serviços de alta qualidade. A Amil também possui uma extensa rede credenciada no país, que abrange mais de 27,6 mil serviços de saúde, entre hospitais, consultórios, clínicas médicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem. Em 2012, a Amil passou a fazer parte do UnitedHealth Group, a mais diversificada empresa do setor de saúde do mundo. Hoje, ao lado do grupo médico-hospitalar Americas Serviços Médicos e da Optum, a Amil integra o UnitedHealth Group Brasil. 

 

Sobre a SCALDELAI Projetos de Crescimento

Fundada em 2016 pelo empresário Marcos Scaldelai, a SCALDELAI Projetos de Crescimento é uma empresa que oferece consultoria de marketing e vendas para pequenas e médias empresas. Entre as principais soluções e serviços oferecidos estão: consultoria através de planos de estratégia e pesquisa de mercado, mentoria para avaliar novos projetos e ideias e treinamento sobre planos de inovações para empresas que querem expandir em curto prazo. A SCALDELAI Projetos de Crescimento, também realiza palestras por todo o Brasil com temas motivacionais sobre carreiras e empreendedorismo.

 

Fernanda Barbosa / Encaso Comunicação Corporativa

Confira as fotos e vídeo do evento

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