antropologia

Em 201 o segredo está no ditado "Mens Sana in Corpore Sano"

Neste ano de 2021, peço a você que acredite menos nos noticiários, nas fofocas, nos palpites, opiniões e sugestões de pessoas que você mal conhece e acredite mais em você e na sua capacidade de vencer os muitos e desafiantes obstáculos que por certo teremos.

Você sobreviveu a 2020 e isso já prova que você é uma pessoa forte, resiliente e capaz de vencer.

Agora, portanto, não é hora de jogar a toalha, de pensar pequeno, de se abater, de desistir da luta.

Mas para que você seja capaz de vencer, você terá que fazer escolhas, de mudar hábitos, de se afastar de fatos e pessoas negativas e negadoras que, muitas vezes, por serem fracassadas, não suportam o sucesso alheio.

Assim, procure não se deixar contaminar pelo noticiário político de qualquer lado.

Não estou pedindo para você ser uma pessoa alienada dos acontecimentos, mas não seja uma voraz consumidora de fake News ou de pessoas que você mal conhece, órgãos e instituições com grandes interesses econômicos e ideológicos, não revelados, por detrás daquelas opiniões.

Leia menos jornais e revistas, escolha bem seus programas de televisão, seus filmes e séries de canais fechados e mesmo postagens na internet. O desafio de selecionar o que jogar dentro de sua mente será ainda mais importante em 2021.

Não me lembro na história mundial de estarmos entrando num ano com tantas incertezas. Ninguém sabe como será este ano, como o mundo reagirá e como o Brasil irá se sair. Mas é o que temos—uma grande neblina mundial.

A única certeza que temos é que temos que acreditar mais em nós mesmos. Acreditar e pisar fundo, cuidando de nossa saúde física e principalmente de nossa saúde mental.

Como diz o ditado latino—Mens sana in corpore sano—temos que ter uma mente sã, num corpo sadio.

Mens sana in corpore sano é uma citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. No contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida:

“Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.

Peça uma alma corajosa que não tenha medo da morte, que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza; que suporte qualquer tipo de trabalho; desconheça a ira; nada cobice e creia mais nos trabalhos  selvagens de Hércules do que nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.

Revelarei aquilo que de melhor podes dar a ti próprio: o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.”

Assim, para vencer grandes desafios temos que seguir esses conselhos de Juvenal: com uma vida alicerçada em virtudes e valores elevados, com muita disciplina e forte domínio da vontade, e principalmente com uma mente sã, num corpo sadio, venceremos!

Confie mais em você!

Acredite e pise fundo!

Pense nisso. Sucesso!