



Muito foco e uma forte política de caixa neste 2026
Não é fácil manter o foco, principalmente neste ano em que muitos acontecimentos, noticiários, informações, mensagens e posts invadem e invadirão o nosso cotidiano, com campanha eleitoral, Copa do Mundo e reforma tributária.
Esse é o grande perigo que nos cerca: a distração que poderá nos fazer perder o foco do que, realmente, devemos fazer.
Temos que tomar todo o cuidado com a distração para nunca nos esquecermos de que a política, o futebol, e todos os seus personagens que estão 24 horas na mídia, não pagarão nossas contas no final de cada mês.
É claro que não podemos nos alienar da política, pois numa democracia temos que votar com toda a consciência de que cabe a cada um de nós fazer a escolha dos que nos governarão e nos representarão e para conhecer bem cada candidato devemos acompanhar suas ideias e propostas. Nem estou pedindo que não acompanhemos a Copa do Mundo, maior evento desportivo do planeta.
O que estou chamando a atenção é para que não sejamos tomados pela distração nos fazendo pensar que a nossa vida, o nosso sucesso, a nossa família, a nossa profissão sejam iguais às dos políticos e jogadores que vemos na mídia.
O outro conselho para 2026 é que “sentemos em cima do caixa” ou seja que façamos uma rígida política de caixa em nossa empresa ou organização. Isso significa manter um caixa forte, cuidando muito bem dos estoques e do financiamento de vendas a clientes duvidosos.
Assim, a humildade (ter os pés no húmus = terra) e a sabedoria de reconhecer que somos o que somos e quem somos e não o que talvez quiséssemos ser deve dominar nossos pensamentos e ações nestes tempos.
Uma boa gestão de nossas prioridades, do nosso caixa e de nosso tempo é fundamental. Ficar horas seguindo o noticiário político ou esportivo não é a melhor opção para o nosso presente e, principalmente para o nosso futuro.
Como disse acima, não é fácil afastar as distrações e manter o foco, mas dessa capacidade dependerá a nossa motivação e o nosso sucesso neste ano.
Pense nisso. Sucesso!




