top of page

São Paulo, Novembro de 2023

cultura
exposição
exposição

Pinacoteca de São Paulo lança rota expositiva sobre café 

“Origens do Café” destaca a importância da bebida para o país, em um percurso por obras  emblemáticas do Acervo do museu e

audioguia gratuito para visitantes 

cultura. Comunicar a que viemos é garantir que, no campo, 100% de nossos produtores pratiquem a Agricultura Regenerativa; e, na cidade, apoiar um dos museus mais antigos do país, a Pina, que é a casa da arte brasileira. ‘Origens do Café’ é uma oportunidade de jogar luz sobre a importância do café a partir de obras emblemáticas da exposição do acervo do museu, proporcionando ao público uma experiência repleta de significado – e sabor”, conta Luiza Karam, gerente de marketing de Nescafé Origens do Brasil. 

O percurso é detalhado em um cuidadoso audioguia exclusivo, disponível gratuitamente, por QR-code, logo na entrada da Pina Luz, para que a compreensão seja elaborada da maneira mais profunda possível. Com trilha sob medida para cada época retratada obra a obra, de ritmos mais clássicos ao choro, embalado por cello, piano, violão, bandolim, pandeiro e viola caipira, o texto curatorial é assinado por Yuri Quevedo, curador da Pinacoteca e criador do audioguia. “A complexidade em torno do grão e do hábito de tomar café está refletida na pluralidade de artistas que abordam o tema em diversas facetas. E é nessa diversidade que está a riqueza de um acervo centenário como o da Pinacoteca – museu de arte mais antigo de São Paulo fundado em 1905, no auge da economia cafeeira”, conta Yuri Quevedo. 

 

A rota “Origens do Café” estreia no dia 15/11 na Pinacoteca Luz, localizada na Praça da Luz. E dura aproximadamente 40 minutos. 

  

Sobre Nescafé Origens do Brasil   

Primeira marca de café carbono neutro do país, Nescafé Origens do Brasil foi lançada em 2019 e tornou-se a flagship de sustentabilidade da NESCAFÉ®. Linha composta por cafés 100% arábica da mais alta qualidade, acima de 80 pontos certificados pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), torrados e moídos vindos de três terroirs, Sul de Minas (São Sebastião do Paraíso), Cerrado Mineiro (Serras do Alto Paranaíba) e Chapada Diamantina – este último também em versão solúvel premium. Todos os cafeicultores de Nescafé Origens do Brasil fazem uso de práticas regenerativas em suas lavouras. A cada embalagem vendida, uma árvore é plantada.

  

Sobre a Nestlé    

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões de gás de efeito estufa, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpan. 

  

Sobre a Pinacoteca de São Paulo  

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século 19 até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. A Pina também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo. 

 

Bárbara Valente
Nestlé / Agência PUB

No próximo dia 15, feriado da Proclamação da República, estreia na Pinacoteca Luz a rota expositiva “Origens do Café”, um recorte temático por mais de dez obras do acervo permanente do museu que tem como objetivo remontar a importância histórica do café em São Paulo e no país. 

Por meio de trabalhos de artistas que vão desde o século 19 até os dias atuais, entre diferentes suportes e linguagens, a ideia é guiar a mente e os sentidos dos visitantes em um diálogo entre a história da arte brasileira e a presença do café, seja ele fruto, seja bebida, na cultura nacional. Fazem parte da rota telas de Tarsila do Amaral, Almeida Junior e Lasar Segall. A iniciativa é um oferecimento de Nescafé Origens do Brasil, linha brasileira e sustentável da maior marca de café do mundo, Nescafé, que também é patrocinadora da Pinacoteca. 

“Somos uma marca que busca desmistificar a sustentabilidade, a partir de ações tangíveis. Nossa premissa é honrar o terroir brasileiro; ou seja, não apenas nossas terras cafeicultoras, fauna e flora, mas também nossa gente e

PublicidadeRodapéSP.jpg
bottom of page