armazenamento
móveis

Setor imobiliário impulsiona mercado de Self Storage

Espaços para guardar todo tipo de objeto são usados como “extensão da casa” e empresas

O conceito já é amplamente difundido nos Estados Unidos, mas vem ganhando adeptos também no Brasil. Por lá, a prática de alugar boxes para guardar o que não cabe mais em casa, no estoque ou no almoxarifado da empresa é bastante comum e vem desde a década de 1960. São as chamadas self storage que hoje figuram como a atividade que mais cresce no setor imobiliário americano. São mais de 60 mil locais dedicados a isso, com mais de 25 milhões de boxes.

No Brasil, os primeiros espaços começaram a surgir na última década. Atualmente, são cerca de 200, sendo que 60% deles estão em São Paulo, com Rio de Janeiro e Minas Gerais na sequência. De acordo com dados da Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass), o mercado tem crescido cerca de 5% ao ano.

A tendência de crescimento na demanda é mundial e o motivo do sucesso é a facilidade de adequação as mais diferentes necessidades. Como os boxes têm metragens variadas, há quem use para proteger móveis durante uma reforma, para guardar objetos que não cabem mais em casa ou ainda para empresários, principalmente de e-commerce, armazenarem seus estoques. A praticidade de não precisar de um fiador e ficar livre de taxas como IPTU, condomínio, água e luz são outros atrativos. O aluguel é feito sem burocracia, apenas para o período que a pessoa precisa.

A venda de imóveis pequenos vem aumentando muito nos últimos anos e isso faz com que a procura pela solução de self storage para guardar pertences, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, também aumente.

Esse crescimento aconteceu porque os valores de um imóvel pequeno são menores do que daqueles que possuem vários cômodos. Para pessoas que moram sozinhas, trabalham o dia todo e estudam à noite e para casais sem filhos, financeiramente, não é vantajoso ter um apartamento grande. Mas, por outro lado, as pessoas ficam sem saber o que fazer com seus pertences quando precisam se mudar para um lugar menor. Foi aí, então, que houve o impulsionamento do mercado de self storage.

O que é self storage?

Uma empresa de self storage conta com boxes de diferentes tamanhos que são alugados para pessoas físicas e também jurídicas, para guardar vários pertences. Geralmente, é mais utilizado para guardar documentos, em casos de empresas e escritórios de contabilidade, além de guardar móveis e estoque, no caso de lojas. Pessoas físicas costumam guardar móveis, eletrodomésticos, documentos e objetos de uso não frequente.

Seus variados tamanhos são ideais para que a pessoa escolha um box que seja o mais adequado para atender às suas necessidades. 

Segurança de seus pertences

Sempre que alguém precisa se mudar para uma casa ou apartamento menor, preocupa-se com tudo o que tem em sua casa atual, pois, certamente, todos os móveis e objetos não irão caber na nova residência e, também, desfazer-se não é uma boa opção, já que existem muitos bens de valor emocional.

Com os boxes de self storage é possível manter todos os pertences guardados com segurança, pois o local é monitorado durante 24 horas por dia e somente quem alugou e pessoas que possuam autorização terão acesso livre ao box.

Ocasiões para alugar boxes de self storage

Reformas de casa

Em reformas, é comum que os móveis fiquem sujos, com muita poeira e vulneráveis a acidentes irreversíveis. Por isso, o melhor a se fazer é guardá-los em um box, pois lá eles estarão protegidos, esperando para serem colocados no novo ambiente.

Mudança de imóvel

Tanto para empresas como para pessoas físicas, a mudança para um imóvel menor também é uma das ocasiões que mais levam ao aluguel de boxes.

Como visto anteriormente, os imóveis pequenos fizeram com que o mercado de self storage aumentasse nos últimos anos, justamente por isso.

Estoque de lojas

Para estabelecimentos comerciais, também não é uma tarefa fácil alugar um grande local que caiba tudo de forma organizada. Por isso, muitas empresas preferem alugar boxes para guardar seus estoques, pois, assim, estarão seguros e não serão danificados. 

PublicidadeBannerSP2.jpg
PublicidadeBannerSP2.jpg
PublicidadeBannerSP2.jpg
PublicidadeBannerSP2.jpg