antropologia

Sem medo de dar Liberdade

Um dos maiores segredos dos grandes líderes é que eles não têm medo de dar liberdade a seus liderados. Eles permitem a seus liderados que escolham os melhores caminhos desde que, é claro, não fujam do foco e apresentem os resultados esperados.

Essa liberdade demonstra a confiança do líder em seus liderados. E quando sentem confiança seus colaboradores dão tudo o que sabem para fazer melhor aquilo que deles é esperado. Mas é preciso que sintam liberdade para fazer e segurança de que seu líder está acompanhando positivamente o trabalho dando espaço para a inovação e a criatividade.

Um trabalho não é uma prisão. Um emprego não é uma pena que deva ser cumprida. É possível trabalhar com alegria e satisfação. É possível ter um genuíno sentimento de missão e propósito no trabalho.

Para isso é preciso que os líderes permitam que seus liderados experimentem, se desafiem, proponham, testem suas melhores ideias. Muitos chefes têm medo de dar liberdade e com isso deixam de utilizar todo o potencial que as pessoas com quem trabalham possuem. Quando as pessoas se sentem livres para criar, o trabalho acaba se tornando um verdadeiro prazer e não um pesar.

Pesquisas mostram que a grande maioria dos empregados não se sentem bem em seus empregos, não veem a hora de ir embora do local de trabalho. O interessante é que muitos se reúnem com seus próprios colegas de trabalho após deixarem a empresa. E aí conversam, brincam, dão ideias, e, principalmente falam mal da empresa e dos chefes.

Por que tem que ser assim? Por que o trabalho tem que ser tão chato? Por que não nos sentimos livres e responsáveis nas horas em que estamos trabalhando? Afinal passamos as melhores horas do dia e os melhores anos da vida no trabalho. É preciso fazer do trabalho um motivo a mais para a nossa felicidade, realização e até alegria e não um fardo e um peso a ser carregado.

Não tenha medo de dar liberdade.

Pense nisso. Sucesso!