moda
SPFW N53

São Paulo Fashion Week ocupa novos espaços e provoca Reflexões

Festival de criatividade, moda, arte, sustentabilidade, inovação e conhecimento vai até Novembro

A edição aguardada do SPFW N53 aconteceu de 31 de maio a 04 de junho ocupando novos espaços na cidade: o Senac Lapa Faustolo e o Komplexo Tempo, além do MAB (Museu de Arte Brasileira), Teatro FAAP e Hotel Rosewood.
 

Foinovamente uma edição híbrida, com 22 desfiles presenciais e 19 digitais, e teve três estreias: Dendezeiro, Thear e uma apresentação inédita da estilista Martha Medeiros.

 

A semana iniciou o Festival SPFW+In.Pactos, e que terminará na edição 54, em novembro. 

Este festival de Criatividade, Moda, Arte, Sustentabilidade, Inovação e Conhecimento provoca reflexões sobre o compromisso em torno das mudanças urgentes que precisam ser feitas para atingir as metas de um planeta mais harmonizado até o ano de 2030.

 

As narrativas contextualizam o movimento do mercado de moda e da indústria criativa impulsionado pelas novas ferramentas tecnológicas que aceleram o processo de mudança.

Os desfiles no Senac trazem uma pioneira interação com o meio acadêmico. Estudantes da instituição acompanharão o SPFW, em uma troca inédita de experiências. Os alunos trabalharam  em diversas áreas, se integrando ao mercado durante estes dias.

No Komplexo Tempo, recém-inaugurado em galpões antigos do século passado, no tradicional bairro da Mooca, grande polo histórico da indústria têxtil, o SPFW reiterou seu papel no reposicionamento de territórios da cidade.
 

O Festival SPFW + IN.PACTOS atrai a atenção para o seu conceito. Em um movimento de reinvenção, a diversidade e os novos formatos ganharam destaque diante de um cenário de constantes mudanças. Processos foram acelerados graças às ferramentas tecnológicas, possibilitando avanços dentro do ambiente digital. Diante dessas questões, o olhar fica focado nos novos pactos internos e setoriais que irão promover mudanças.

Lidar com cenários mutantes e voláteis exige novos processos e estratégias, hábitos e comportamentos. O que o design pode fazer para acelerar a transição para um projeto alinhado com os interesses e objetivos de um novo mundo? Quem são os novos protagonistas, a nova safra de sementes a ser germinada? Onde estão e quais são os novos projetos? Como incorporar os princípios de uma nova economia circular e afetiva no desenho da solução?
 

Na fronteira de diversos universos, o Festival SPFW + In-Pactos reafirma o poder da criação e da inovação. Mais do que nunca é preciso reconhecer a imaginação como recurso ilimitado, infinito, num momento em que outras noções de tempo e espaço abrem horizontes de possibilidades ao projetar futuros potenciais.
 

Camila Yahn / SPFW

Confira todas as fotos da SPFW N53

Social

Desfiles

Bastidores